top of page

COP 27 e o acesso às energias renováveis

A COP 27 é uma Conferência intermediada pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 1995 que reúne lideranças do mundo todo para discutir ações de enfrentamento ao desafio global das mudanças climáticas. A sigla COP significa Conferência das Partes (Conference of the Parties), e chega à sua 27ª edição em 2022.


Engana-se quem pensa que a busca por soluções para problemas ambientes deve ser uma prática adotada somente por grupos específicos. É de suma importância que toda a sociedade e até mesmo as empresas de todos os setores, acompanhem a COP27 e seus desdobramentos.


O Grupo Legalizar, na pessoa de sua CEO Dra. Caroline Balbino, participou da Conferência que envolve as energias renováveis dos países em desenvolvimento. Foi questionado pela Dra. Caroline na conferência virtual sobre o que tem sido feito para que as comunidades mais carentes tenham acesso às energias renováveis, visto que a elite detém o poder financeiro para investir nessas energias.


Há um abismo entre o que é idealizado e o que realmente pode ser feito. As tecnologias estão disponíveis, mas há uma ausência de acesso à essas energias, que muita das vezes estão nas mãos do governo ou de grandes empresas.


A busca por eventos e conhecimentos relacionados à sustentabilidade também é um fator crucial no mercado, uma vez que empresas que desenvolvem boas práticas voltadas ao meio ambiente tendem a ser mais bem-vistas pelos consumidores, e claro, ajudam o meio ambiente com as práticas aprendidas.


Uma Reportagem da BBC elenca os mitos mais comuns sobre o aquecimento global.

  • É mito que a mudança climática não seja real. Relatório de especialistas da ONU afirmou, em 2021: "É inequívoco que a influência humana aqueceu a atmosfera, o oceano e a terra".

  • É mito que a mudança climática seja um problema do Ocidente. Países mais pobres serão os mais afetados pelas mudanças climáticas — entre outras razões, pela falta de recursos para se preparar contra ela.

  • É mito que a mudança climática pode ser boa. Painel de especialistas da ONU estima que, se a temperatura média global subir 1,5°C até o final do século, as mudanças climáticas podem custar ao mundo US$ 54 trilhões.

  • É mito que o nível do mar não esteja subindo. Cientistas dizem que, a menos que uma ação rápida seja tomada, o nível do mar pode subir até 2 metros antes do final de 2100.

  • É mito que seja tarde demais para corrigir as mudanças climáticas. Países terão que reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa e encontrar maneiras de capturar os gases que já estão na atmosfera.


Como o mercado se mostra cada vez mais acirrado, ter atenção às ações apresentadas na COP é uma ótima forma de tornar o seu negócio mais sustentável, competitivo e responsável diante das demandas da sociedade. Continue acompanhando nossos conteúdos em nosso blog e nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo ambiental. Clique abaixo para conhecer nossos outros canais:





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PALESTRAS PARA COLABORADORES E EMPRESAS ESG

Você já transmitiu de forma efetiva aos seus colaboradores o real significado do ESG - Environmental, Social e Governance? Sua empresa está se adequando a essas práticas sustentáveis e está em conform

Kommentare


bottom of page