top of page

Licenciamento ambiental para empresas do ramo moveleiro

O Licenciamento ambiental é obrigatório e prévio para instalação de qualquer empreendimento, atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiental. A indústria moveleira brasileira utiliza um grande volume de matéria-prima florestal. E dentre os principais impactos gerados pela mesma, podemos citar a geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.


No setor moveleiro nós temos a união de diversos processos de fabricação dos materiais que são utilizados na confecção de móveis, tendo como principal matéria-prima a madeira ou chapas de madeira reconstituídas, gerando uma grande quantidade resíduos, principalmente sólidos, que também podem ser o pó da madeira, papéis, plásticos, metais, latas de tintas e solventes, grampos e muito mais.


Já nos resíduos líquidos os solventes de tinta, borra de tinta e a água utilizada na cabine de pintura. Outros resíduos gerados pela indústria moveleira são os gasosos, aqueles provenientes da incineração de resíduos de madeira e os provenientes do processo de lixamento.


A quantidade dos resíduos varia de acordo com o porte da empresa, mas seja qual for o tamanho, os resíduos são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde da sociedade, sendo de suma importância minimizar ou mitigar os impactos causados na fabricação de móveis. Em Minas Gerais temos o Licenciamento de Indústria de Madeira e Mobiliário que está previsto na DN COPAM 217/2017, estabelecendo critérios para classificação, segundo o porte e potencial poluidor, bem como os critérios locacionais a serem utilizados para definição das modalidades de licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais.


O time do Grupo Legalizar está localizado na cidade de Ubá, um dos maiores polos moveleiros da Zona da Mata Mineira e está pronto para realizar o licenciamento e regularização da sua indústria, bem como realizar a Gestão de Resíduos Sólidos visando a redução de custos do empreendimento, visto que este é um dos maiores problemas enfrentados pelo setor.


Clique no link abaixo para agendar uma consultoria gratuita com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar:





5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PALESTRAS PARA COLABORADORES E EMPRESAS ESG

Você já transmitiu de forma efetiva aos seus colaboradores o real significado do ESG - Environmental, Social e Governance? Sua empresa está se adequando a essas práticas sustentáveis e está em conform

Comments


bottom of page