top of page

O que é uma E.T.E.?


O que é uma E.T.E.? É uma unidade de tratamento do sistema de esgoto sanitário (banheiros, lavatórios, vasos sanitários, bidês, chuveiros, mictórios, ralos de piso de compartimento interior, etc.) que age através de processos físicos, químicos ou biológicos removendo as cargas poluidoras dos efluentes. Os mesmos também podem receber efluentes provindos das cozinhas. Entretanto, esses efluentes devem passar por uma caixa de gordura antes de chegarem a E.T.E.

Este processo leva em média 20 dias para realização completa do tratamento com o efluente passando por todas as etapas da operação, tanto liquida quanto sólida. Na fase liquida, é realizada a decantação dos resíduos presentes no efluente. O processo biológico, com a atuação das bactérias aeróbicas, age na remoção das impurezas de acordo com a produção de oxigênio na água e posteriormente na decantação do lodo sanitário gerado. Na fase sólida é realizada a remoção e secagem do lodo gerado e destinação correta do resíduo.

Após o tratamento, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental, o efluente final gerado pode ser lançados no corpo d’água receptor ou, eventualmente, aplicados no solo.

Para realizar este tratamento, é necessária a presença de um operador capacitado para monitorar o recebimento dos efluentes, controlar o processo de tratamento, realizar amostragem de resíduos e efluentes para analises, documentar dados do processo de tratamento, controlar materiais e produtos utilizados na estação.

753 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PALESTRAS PARA COLABORADORES E EMPRESAS ESG

Você já transmitiu de forma efetiva aos seus colaboradores o real significado do ESG - Environmental, Social e Governance? Sua empresa está se adequando a essas práticas sustentáveis e está em conform

bottom of page