top of page

Teoria da Imprevisão X ESG

Primeiro vamos entender o que é cada coisa, para depois, entendermos a relação entre elas.


A teoria da imprevisão é uma teoria jurídica que está prevista no artigo 478 do Código Civil e prevê a resolução do contrato, quando ocorrer à onerosidade excessiva em decorrência de fatos extraordinários e imprevisíveis. É quando ocorre um fato que altera o equilíbrio econômico-financeiro do contrato e permite que a parte que sofreu uma perda excessiva tenha a resolução do contrato ou sua modificação. Vale ressaltar que essa teoria foi muito citada durante a Pandemia do Covid-19 e seus diversos fatos fortuitos.


Já o ESG, é um conjunto de padrões e boas práticas ambientais que existem dentro de uma empresa. Quando pensamos em ESG, pensamos nos riscos ambientais, sociais e de governança que podem ocorrer nas empresas. Esses riscos podem interferir na equação financeira e na avaliação de resultados do negócio.


Agora, o que uma coisa tem a ver com a outra? De certa forma, o ESG pode flexibilizar a aplicação da teoria supracitada para riscos que podem ser considerados do dia a dia da empresa. Esses riscos se tornarão cada vez mais previsíveis e menor será a chance de alegação da teoria da imprevisão.


Devido a isso, as empresas devem ser mais detalhistas e cuidadosas em suas práticas e hábitos. Devem manter uma postura social adequada e ser mais coerentes em seus contratos. Para isso, deve-se ter ter uma equipe especializada para evitar futuras quebras de contrato e surpresas indesejadas.


O Grupo Legalizar pode te ajudar! Temos uma equipe preparada e pronta para lhe atender, entre em contato e desenvolva sua empresa de maneira sustentável.


📞 (32) 3532-3599

💻legalizar@legalizarconsultoria.com.br





6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PALESTRAS PARA COLABORADORES E EMPRESAS ESG

Você já transmitiu de forma efetiva aos seus colaboradores o real significado do ESG - Environmental, Social e Governance? Sua empresa está se adequando a essas práticas sustentáveis e está em conform

bottom of page