top of page

Principais leis e normas ambientais que você deve cumprir

As leis e normas ambientais foram criadas para tornar possível um convívio de respeito e de qualidade entre o homem e a natureza. Muitas experiências ruins foram causadas por um convívio desrespeitoso com a natureza, como por exemplo enchentes, incêndios, poluição do ar, contaminação da água e do solo.


Vamos listar para vocês as principais normas e leis que você deve ficar de olho e seguir para que o seu negócio seja sustentável e não prejudique o meio ambiente:


1- POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS)

Trata da coleta, separação e destino dos resíduos sólidos gerados pela sociedade e empresas. Visa proteger a saúde pública, incentivar a redução, reutilização e reciclagem.


2- NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO

Trata sobre a proteção da vegetação, exploração das florestas, prevenção de incêndios e determina as áreas de preservação permanente e de reserva legal.

3- LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Forma que a administração pública controla os empreendimentos que são potencialmente poluidores e que possam causar danos ao meio ambiente.

4- POLÍTICA NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO (PNSB)

Trata sobre o abastecimento de água, drenagens pluviais, coleta, tratamento e disposição final de esgotos e resíduos sólidos e efluentes líquidos industriais.

5- LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS

Sanções penais e administrativas (multas, suspensão total das atividades) para condutas e atividades que lesionem o meio ambiente.

6-LEI DOS RECURSOS HÍDRICOS

Objetiva assegurar a disponibilidade de água potável no futuro e garantir a utilização racional dos recursos.

7- LEI DOS AGROTÓXICOS

Estabelece regras para a produção, comércio e uso de defensivos agrícolas visando a proteção das plantações contra as pragas e doenças e prevê a quantidade máxima de cada agrotóxico.

8- POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

Lei que trata da preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental.


Fique de olho nas obrigações ambientais a serem cumpridas, conte sempre com profissionais qualificados para te auxiliar nessa parte e não correr o risco de perder dinheiro com a paralisação total de suas atividades.

Agende agora mesmo de forma gratuita com um especialista, é só clicar no link abaixo:




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PALESTRAS PARA COLABORADORES E EMPRESAS ESG

Você já transmitiu de forma efetiva aos seus colaboradores o real significado do ESG - Environmental, Social e Governance? Sua empresa está se adequando a essas práticas sustentáveis e está em conform

bottom of page